Ponte Jornalismo
Evandro, o homem da lata - Ponte Jornalismo
A partir de R$ 5 por mês, você ajuda a construir a Ponte: http://catarse.me/construa_ponte
Ele cresceu no samba e no Carnaval. Hoje, a maior festa popular do país é a oportunidade de tentar levantar algum trocado e seguir sobrevivendo nas ruas.
O relógio marcava 8h da manhã, clima abafado no Bixiga, na região central de São Paulo. Debaixo do Viaduto Júlio de Mesquita Filho encontramos Evandro Aparecido de Oliveira, 39 anos, e alguns outros moradores em situação de rua. Aproximadamente 15 pessoas, apenas três delas mulheres, dividem uma cozinha improvisada em blocos de cimento, a alimentação, o dinheiro e as roupas. No espaço, havia duas televisões, cercadas por colchões. Em um deles estava Evandro, que na época do Carnaval se autointitula "o homem da lata". "O homem da lata é isso. É reciclagem, latinha", explica.
Evandro marca presença em todas as alas do desfile da vida real. Com sua sacola plástica, vai catando as latas que os foliões vão descartando enquanto o bloco vai passando. "Não tem balada igual. É latinha pra caramba!", comemora Evandro, que, após 11 anos de cadeia, vive nas ruas de São Paulo depois de uma briga familiar.
Leia a reportagem completa em: https://ponte.org/um-dia-na-vida-do-catador-evandro-o-homem-da-lata/
Siga a Ponte nas redes vizinhas:
Website: https://ponte.org
Facebook: https://facebook.com/pontejornalismo
Instagram: https://instagram.com/pontejornalismo
Twitter: https://twitter.com/pontejornalismo
Threads: @pontejornalismo